Pular para o conteúdo

Planejamento financeiro pessoal: isso pode mudar a sua vida

30,01,09

Começando a planejar o futuro

 

Por Enio Willian

 

 

Quantos de nós já paramos por um minuto sequer para planejar seriamente sobre o nosso futuro ? É bem verdade que alguns já se conscientizaram dessa importante tarefa e compreenderam os benefícios que um bom planejamento pode trazer. Mas, o que ainda se observa na maioria dos brasileiros, é exatamente o oposto. Muitos têm dificuldades de reservar uma hora de suas vidas para pensar e planejar de forma séria sobre o próprio futuro. A situação é ainda mais preocupante quando falamos em planejamento financeiro. O livre acesso aos meios de comunicação e a facilidade de acesso à informação tem despertado muitos para esse assunto tão importante, mas um grande número de jovens e adultos nunca fez nenhum tipo de planejamento financeiro e isso representa vários perigos.

Neste texto, não é objetivo principal ensinar detalhadamente os passos de um bom planejamento. Pretendo fazê-lo numa outra oportunidade. O objetivo principal neste momento é abordar, de forma introdutória, a importância de se começar a pensar sobre o assunto.

Maximiano, em seu livro “Introdução à Administração” define planejamento como sendo a técnica ou o processo que serve para lidar com o futuro. O futuro é incerto (já afirmava Oscar Wilde), mas quando nos planejamos, estamos traçando algumas ações e caminhos que farão com que o futuro esteja a nosso favor. É preciso entender um fator importante: o futuro é inevitável e chegará para todos, para homens, mulheres, para aqueles que planejam e também para aqueles que nunca fizeram nada. A grande diferença consiste de que maneira iremos enfrentá-lo.

Existem dois grandes motivos que levam as pessoas a não planejarem suas vidas, principalmente na área financeira: a falta de conhecimento e falta de interesse. No passado, é mais provável que nossos avós não se atentaram para esse ponto por falta de informação sobre o assunto. Com a inflação alta e os preços dos produtos que subiam todos os dias, era quase que impossível se planejar em cenários assim. Hoje, com o avanço da tecnologia e com o aumento do fluxo de informações, a causa mais provável para a falta de planejamento por parte das pessoas está mais relacionada com o desinteresse mesmo decorrente dessa falta de hábito, embora muitos alegam a falta de tempo como principal motivo. Esse argumento não é válido porque o tempo é o mesmo para todos e alguns planejam suas vidas e outros não. A questão é falta de hábito e orientação mesmo. A verdade é que não somos educados para isso, salvo raras exceções, é claro.

Entretanto, é sempre bom lembrar que o rumo que damos ao nosso futuro depende, na maioria das vezes, das nossas escolhas hoje.

 

 

Afinal de contas, o que um planejamento pode fazer por você ?

 

Muito se fala sobre planejamento, mas o que ele pode fazer de real para as nossas vidas ? Na verdade, ele pode e deve ser aplicado em todas as áreas (seja na vida profissional, pessoal ou financeira). Nosso foco aqui é aplicá-lo nas finanças.

Um bom plano financeiro pode reduzir o tempo para a conquista de um sonho. Isso acontece porque passamos a concentrar nossos esforços em ações precisas. Nossas ações passam a ser direcionadas, tendo sempre um alvo como principal foco. Outro ponto importante é que ele nos ajuda a prevenir contra imprevistos. O certo é que, quando planejamos, estamos intervindo no futuro, isto é, estamos mudando o rumo da nossa história.

Quantas pessoas conhecemos que trabalharam uma vida inteira, ganharam dinheiro e hoje enfrentam dificuldades financeiras ? Quantas pessoas passou a maior parte do tempo correndo atrás do dinheiro, mas hoje, ao se aposentar, passam necessidades básicas ? A história poderia ter sido diferente se, desde jovens, elas tivessem recebido orientações sobre planejamento financeiro. Mas, se não podemos voltar atrás e começar um novo começo, podemos começar agora e construir um novo fim.

Por isso, gosto muito de um pensamento de um grande consultor financeiro chamado “Gustavo Cerbasi” que afirma que “um bom planejamento pode fazer por você mais do que 30 ou 40 anos de trabalho”.

 

 

Algumas observações importantes

 

Um bom planejamento pode fazer muito por nós e, como já dissemos, pode mudar o destino de uma pessoa. Porém, é importante ter em mente algumas verdades:

 

1.          Um planejamento não impede que imprevistos aconteçam, mas ele nos ajuda amenizar os seus impactos sobre o orçamento doméstico e sobre as nossas vidas;

 

2.          Um plano, por si só, nada pode fazer por nós. É necessário que ele seja implementado, ou seja, colocado em prática. É necessário ter disciplina e não abandoná-lo no meio do caminho;

 

3.          Um planejamento pode sofrer algumas mudanças de acordo com os objetivos de cada pessoa e de acordo com as mudanças do ambiente interno e externo. Em outras palavras, ele deve ter foco, mas precisa ser flexível quando necessário.

 

 

É importante não esquecer que Deus sempre desejou uma vida próspera ao homem. É prazer dEle que tenhamos uma vida feliz e repleta das bênçãos que Ele tem para nos dar. Uma das principais bênçãos Ele já nos deu: a inteligência.

Tudo o que precisamos fazer é usá-la da melhor maneira possível para planejar melhor a nossa vida. Afinal de contas, Deus também se agrada disso.

Um forte abraço a todos e até o próximo artigo.

 

 

 

 

 

About these ads
14 Comentários leave one →
  1. 25,02,09 6:47 am

    Muito interessante este seu blog, a ideia de difundir educação financeira é sempre muito bem vinda..

    Parabéns

    Aceito parcerias veja em Mercados e Ações

  2. Mércia Link Permanente
    08,06,09 1:18 pm

    Que artigo interessante mostra a importância do planejamento em nossas vidas e que muitas vezes deixamos simplesmente de lado.
    Parabéms!

  3. Mércia Link Permanente
    08,06,09 1:19 pm

    Ótimo artigo…

  4. Tamires de Mattia Patel Link Permanente
    13,12,09 9:33 am

    Boa Tarde! Sou acadêmica do curso de Ciências Contábeis -UNESC/SC e estou realizando uma pesquisa para o TCC. A pesquisa consiste em propor mecanismos que possam auxiliar um grupo de pessoas atendidas pela Associação de Caridade Anibal Mª de Francia a melhor organizar-se financeiramente, sendo que estes possuem renda familiar abaixo de 600,00 e tem baixo nivel de instrução. Com seu conhecimento conseguiria me propor algumas sugestões para desenvolver esse trabalho social. Agradecida Tamires de Mattia Patel

  5. Marcelo cardoso Link Permanente
    04,02,11 7:28 am

    Parabéns gostei bastante do artigo….

    • 04,02,11 1:14 pm

      Olá Marcelo Cardoso. Muito obrigado pela visita e pela consideração. Sempre procuro escrever e publicar textos que melhorem a vida das pessoas de alguma forma. Visite-nos sempre que puder e fique à vontade.
      Abraços.
      Atenciosamente:

      Enio Willian

  6. 26,07,11 3:04 am

    Parabéns Enio, alem do planejamento ser muito importante não podemos deixar de lado nosso lado religioso, isso ñ só nas épocas ruim, mais nos momentos bons também.
    Abraço e aguardo próximo artigo.

    • 27,07,11 1:46 am

      Olá !
      Obrigado pelo comentário e pela leitura do texto. Com certeza planejar a vida financeira é uma atitude que também agrada a Deus porque é ilusão achar que Ele não se importaria com o progresso de seus filhos. Acredite, não planejar nada e usar aquilo que Deus nos dá (o dinheiro, o salário é um deles) de maneira relaxada, isto é, sem administrá-lo corretamente e com responsabilidade e zêlo, seria o mesmo que um filho destruir toda a mesada que ganha do pai. Esse pai, com certeza, não ficaria nada contente com a atitude do filho. E Deus ? Será que o Pai está feliz com a maneira com que lidamos com o dinheiro que Ele mesmo nos dá a cada dia ? Administrar nossas finanças também é uma maneira de adorar a Deus.
      Obrigado pela visita e volte sempre.
      Atenciosamente:
      Enio Willian

  7. reginaldo Link Permanente
    02,02,12 8:40 am

    .tenha fe em deus um abraço

  8. BRNO VIEIRA DA SILVA Link Permanente
    20,04,12 3:45 am

    sea que eu posso construir um tcc de planejamento financeiro pessoal.

    • 20,04,12 5:58 am

      Olá Bruno. Claro que pode desenvolver um TCC sobre esse tema. Sua iniciativa é muito bem vinda e seu trabalho contribuirá para ajudar outras pessoas.
      Parabéns pela ideia. Desejo sucesso para você.
      Atenciosamente:

      Enio Willian

  9. marinaldo Link Permanente
    17,10,12 6:14 am

    parabens pela descriçao do texto Enio,otimo ensinamento

    • 19,10,12 1:34 am

      Olá Marinaldo. Obrigado pelo comentário e pelas suas considerações. Fico feliz que pessoas como você se interessam por um assunto tão crucial na vida do ser humano: as finanças e o planejamento pessoal. Sucessos e volte sempre ao blog. Será um prazer.
      Atenciosamente:

      Enio Willian

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: